SIGUR RÓS
NO CAMPO PEQUENO
A 11 DE NOVEMBRO
"Islandeses vêm a Portugal no final do ano. Novo disco da banda sai amanhã, 23 de Junho.
Os islandeses Sigur Rós actuam no Campo Pequeno, em Lisboa, a 11 de Novembro.
A notícia é avançada pelo site oficial do grupo, que no regresso a Portugal deverá apresentar o seu novo álbum, Með suð í eyrum við spilum.
Með suð í eyrum við spilum endalaust já pode ser ouvido na totalidade no site oficial da banda ou no site Dót (em streaming), que oferece também o download gratuito do tema "Gobbledigook".
O disco sai amanhã, 23 de Junho. Með suð í eyrum við spilum endalaust (que em português significa qualquer coisa como "tocamos para sempre com um zumbido nos ouvidos") estará disponível em diversas versões: edição de luxo (livrete com 192 páginas e DVD exclusivo), CD (com direito a download de vídeos) e versão digital.
O alinhamento do álbum é o seguinte:
1. gobbledigook
2. inní mér syngur vitleysingur
3. góðan daginn
4. við spilum endalaust
5. festival
6. suð í eyrum
7. ára bátur
8. illgresi
9. fljótavík
10. straumnes
11. all alright
* OU 'Estudo Sobre A Influência de Mestre Caeiro em Sigur Rós'
Os Sigur Rós são uma banda islandesa de post-rock que mistura nas suas canções elementos melódicos, minimalista e clássicos. O seu nome significa algo como 'A Rosa da Vitória' que é, nada mais nada menos, que o nome da irmã de um dos elementos, nascida no mesmo dia em que os Sigur Rós se reuniram como banda. O reconhecimento internacional veio com o Ágætis byrjun (Um Bom Começo), de 1999. A crítica aclamou-o como um dos melhores álbuns de todos os tempos, comparando a banda com gigantes da música, como Radiohead.
Após o lançamento de Ágætis byrjun, a banda ficou mais conhecida pela maneira singular com que Birgisson toca a sua guitarra: com um arco de violoncelo, acentuado por um reverb, criando um efeito flutuante, único.
Em 2002, o antecipado álbum ( ) foi lançado. Nenhuma das músicas tinha título, embora a banda as baptizasse depois, no seu website. Todas as canções do álbum foram escritas em vonlenska (algo como esperancês), uma língua inventada por Jónsi, foneticamente parecida com o islandês. Supôs-se que o ouvinte é quem deveria criar um significado particular das letras, e escrevê-lo nas páginas em branco do encarte do disco.
O último álbum, Takk..., é lançado em 13 de setembro de 2005.
Em 2007 é lanaçado o DVD acerca da banda Heima (Casa) que revela esplendorosas imagens captadas em solo islandês. Os complementos estéticos da banda sempre foram uma das suas mais fortes imagens de marca, sendo as capas de álbum e os videoclipes, grande parte das vezes, criação dos próprios integrantes.
Até agora, estima-se que a banda tenha vendido mais de 2 milhões de discos em todo o mundo.
DISCOGRAFIA (ALBUNS):